Páginas

quarta-feira, junho 29, 2011

Cupcake de cenoura com cobertura de chocolate




A moda agora (ou já há algum tempo) é fazer cupcakes. Esta semana fiz alguns de cenoura com cobertura de chocolate. São fáceis de fazer, rendem bastante e não precisa untar a forma, pois são colocados diretamente nas forminhas de papel.

A receita original eu vi aqui neste blog http://cozinhapequena.com/?p=718

Não fiz adaptações e deu super certo.

Vamos à receita (copiada literalmente do blog):

Bata no liquidificador 3 ovos, 1 xícara (chá) de óleo e 3 cenouras sem pele picadas.

Quanto mais você bater, mais a cenoura vai se diluir, e ele ficará mais e mais amarelinho.

Batendo um pouco menos, você terá aquela massa com pequeninos pedaços de cenoura.

O meu é o primeiro caso. Então, 5 minutos de liquidificador!

Deite essa massa em uma tigela e acrescente 2 xícaras (chá) de açúcar peneiradas junto 3 xícaras (chá) de farinha de trigo. Esse é o pulo do gato que eu nunca iria imaginar…

Por fim, adicione 1 colher de sopa de fermento em pó químico. Daquele jeito, misturando levemente com o fouet.

Leve ao forno em uma forma alta, por 35 minutos.

A cobertura? Ah, é fácil!

Leve uma panelinha ao fogo médio, com 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de manteiga e 1 colher (sopa) de leite integral, até derreter o açúcar.

Siga direitinho as instruções, pois são o segredo da receita, mesmo.

Como as forminhas eram menores, no meu forno, levou menos tempo para assar, mas não muito menos. Acho que uns bons 30 minutos foram.

Rendeu super bem. Uma receita destas rendeu 24 forminhas. Lembrando que as forminhas de cupcakes devem ser preenchidas em 2/3 do volume, pois eles vão crescer. Eu usei formas com buracos para as forminhas, para dar firmeza, caso contrário elas ficarão molengas e podem até escorrer a massa. Podem ser usadas formas empadinhas também.

Para fazer uma graça coloquei em uma saia de papelão decorada.

Ficou uma graça!!


Bjs



3 comentários:

Le disse...

E a onda dos cupcakes continua.
Acho bem legal e prático, ainda mais com receitas que deram certo.
Acho que o segredo é esse.
Bj

Fla disse...

Eu adoro bolinhos fofos!
Que delícia esse de cenoura!
Bjs

Zezé disse...

Pela facilidade e pelo sabor, só posso afirmar que está na minha lista. Bjs

Postar um comentário

Comenta aí, vai!!!!