Páginas

quinta-feira, março 03, 2011

Risoto de alho poró com um toque de gorgonzola


Ontem à noite fiz uma jantinha básica. Um filezinho de frango, uma saladinha e um risoto de alho poró com o que se salvou de um pedaço de queijo gorgonzola que estava sendo consumido aos poucos pelo meu marido.
Fazer risoto não é algo complicado, mas requer empenho e tempo.

Eu tenho o hábito de separar todos os ingredientes. Para duas pessoas eu fiz da seguinte forma:

1-Separei 3/4 de xícara de arroz arbóreo, próprio para risoto, que nunca é lavado, ok?. Rende bastante, então fique de olho na quantidade. Fervi um litro de água numa panelinha e dissolvi 1/2 caldo de galinha. Nessa parte quem optar por caldos feitos naturalmente é melhor ainda. Lá em casa temos bastante restrição ao uso de sal, então utilizei só meio tablete, mas fica a seu critério. Piquei bem picadinho meia cebola. Fatiei e lavei muito bem lavadinho um alho poró, a parte branca e a verde aproveitável também. Fatiei uns seis cogumelos em conserva que eu tinha rolando pela geladeira. Abri o vinho branco seco (o meu não era um vinho bom, como se aconselha, mas deu pro gasto). Piquei o pedaço de gorgonzola e coloquei no freezer, prá ele não sumir no risoto quando adicionado. Deixei por perto o moedor de pimenta, o sal, a manteiga e o queijo parmesão ralado.
2- O primeiro passo é colocar uma colherada de manteiga, refogar a cebola. Não precisa dourar é só murchar. Acrescente o arroz e refogue por mais um tempinho.
3- Acrescente 100 ml de vinho branco seco e deixe evaporar. Mexendo sempre. Nessa etapa ficará mais ou menos assim:


4- Agora vem a parte da paciência. Logo após o vinho evaporar, vá acrescentando o caldo. Ponha uma concha. No meu caso era pequena e coloquei de duas em duas. E vá mexendo até evaporar todo o líquido, para só então colocar nova quantidade de líquido.


5- Vá repetindo este passo até que o arroz esteja levemente ao dente. Não é prá ficar molinho, nem boiando no líquido.
6- Quando estiver ainda bem ao dente, acrescente o alho poró, o cogumelo e o queijo gorgonzola. Tem que ser bem no final, para que os ingredientes não fiquem moles e o queijo não desapareça. Quando você sentir que está bom, acrescente uma colher de manteiga, um pouco de queijo parmesão ralado e pimenta do reino moída na hora. Misture bem e tampe por alguns minutos.
7- Notaram que eu não coloquei mais sal? Já tem o caldo e o queijo é bem salgado, mas se você preferir, pode corrigir o sal. A manteiga também utilizei pouco, mas se as calorias não são problemas pode colocar mais.
8- O risoto deve ser servido em seguida, para que ele fique cremoso ao degustar.
9- Essa sequência pode ser utilizada para uma infinidade de outros sabores de risoto. Invente o seu!!!!

Enquanto fazia tudo isso ainda temperei os filés de frango com sal, pimenta e fiz grelhado na frigideira anti aderente, sem adição de azeite. Servi com uma saladinha bem básica de alface e tomate cereja.

Espero que gostem!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Que delícia.
Parece muito bom.

Anônimo disse...

Cris parabéns tenho certza que este blog vai bombar. helga

Postar um comentário

Comenta aí, vai!!!!