Páginas

quarta-feira, março 02, 2011

Finger foods - Couscous marroquino

Iniciando as postagens aqui no blog, vou compartilhar com vocês uma receita de couscous marroquino.
Essa receita pode ser utilizada como acompanhamento de diversos pratos. Pode também ser uma entrada em recepções que sirvam finger foods. Finger foods, para quem não conhece, são aquelas comidinhas que podem ser degustadas sem a utilização de pratos como apoio. Enfim, comer com a mão, traduzindo literalmente.

Nessa versão ele foi servido como entrada em pequenos potinhos plásticos. Foi um sucesso.

O preparo é bem fácil:

1- Primeiro adquira o couscous. Nem sempre é fácil achar. Por aqui (Curitiba) paguei cerca de R$ 5,00 um pacote de 500 gramas. Rende bastante. Está escrito farinha de sêmola na embalagem.
2- Separe a quantidade desejada. Ele expande bastante, portanto, fique de olho na quantidade.
3- Ferva a mesma quantidade de água. Se você fará 250 gramas da sêmola, ferva 250 ml de água.
4- Neste ponto pode haver variação de instruções de acordo com a marca. Procure ler as instruções no seu caso. No meu caso, juntei a sêmola à água com meio caldo de galinha dissolvido e uma colher de azeite de oliva. A água é absorvida rapidamente. Tampe e deixe hidratar por dois minutos.
5- Leve ao fogo baixo com duas colheres de manteiga mexendo sempre com um garfo por uns dois minutos também. O garfo é importante para que os grãos fiquem bem soltinhos, ok?
6- A partir daí podem rolar as mais diversas opções. Eu fui de mix de castanhas (do pará, nozes, avelã, pistache e amêndoa) tostado e passado grosseiramente no processador, uvas passas brancas deixadas de molho no conhaque, cerejas ao marrasquino picadas (sem a calda) e hortelã picada grosseiramente. Agora o pulo do gato. Pimenta rosa... Foi o que deu todo o diferencial na receita.
7- Depois tempere com um pouco de sal (pouco, porque já foi caldo de galinha), pimenta moida na hora e um tequinho de canela em pó. Mas isso tudo é a gosto, ok?

O bom desse prato é que pode ser preparado antecipadamente. Pode deixar a base pronta e os outros ingredientes picados e juntar tudo na hora de servir.
Pode ser servido quente ou frio. Eu já comi a versão quente com legumes e beringela (que eu não gosto, mas nessa receita ficou incrível).

Espero que tenham gostado!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Delícia este couscous!!!!

Le disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Le disse...

Hmmm, isso deve ser bem gostoso!
Qual o nome do Couscous que você usou?
Bj

Anônimo disse...

deve ters ficado muito gostoso mesmo
qualquer hora vou
fazer no trabalho
helga

Postar um comentário

Comenta aí, vai!!!!