Páginas

quinta-feira, março 03, 2011

Risoto de alho poró com um toque de gorgonzola


Ontem à noite fiz uma jantinha básica. Um filezinho de frango, uma saladinha e um risoto de alho poró com o que se salvou de um pedaço de queijo gorgonzola que estava sendo consumido aos poucos pelo meu marido.
Fazer risoto não é algo complicado, mas requer empenho e tempo.

Eu tenho o hábito de separar todos os ingredientes. Para duas pessoas eu fiz da seguinte forma:

1-Separei 3/4 de xícara de arroz arbóreo, próprio para risoto, que nunca é lavado, ok?. Rende bastante, então fique de olho na quantidade. Fervi um litro de água numa panelinha e dissolvi 1/2 caldo de galinha. Nessa parte quem optar por caldos feitos naturalmente é melhor ainda. Lá em casa temos bastante restrição ao uso de sal, então utilizei só meio tablete, mas fica a seu critério. Piquei bem picadinho meia cebola. Fatiei e lavei muito bem lavadinho um alho poró, a parte branca e a verde aproveitável também. Fatiei uns seis cogumelos em conserva que eu tinha rolando pela geladeira. Abri o vinho branco seco (o meu não era um vinho bom, como se aconselha, mas deu pro gasto). Piquei o pedaço de gorgonzola e coloquei no freezer, prá ele não sumir no risoto quando adicionado. Deixei por perto o moedor de pimenta, o sal, a manteiga e o queijo parmesão ralado.
2- O primeiro passo é colocar uma colherada de manteiga, refogar a cebola. Não precisa dourar é só murchar. Acrescente o arroz e refogue por mais um tempinho.
3- Acrescente 100 ml de vinho branco seco e deixe evaporar. Mexendo sempre. Nessa etapa ficará mais ou menos assim:


4- Agora vem a parte da paciência. Logo após o vinho evaporar, vá acrescentando o caldo. Ponha uma concha. No meu caso era pequena e coloquei de duas em duas. E vá mexendo até evaporar todo o líquido, para só então colocar nova quantidade de líquido.


5- Vá repetindo este passo até que o arroz esteja levemente ao dente. Não é prá ficar molinho, nem boiando no líquido.
6- Quando estiver ainda bem ao dente, acrescente o alho poró, o cogumelo e o queijo gorgonzola. Tem que ser bem no final, para que os ingredientes não fiquem moles e o queijo não desapareça. Quando você sentir que está bom, acrescente uma colher de manteiga, um pouco de queijo parmesão ralado e pimenta do reino moída na hora. Misture bem e tampe por alguns minutos.
7- Notaram que eu não coloquei mais sal? Já tem o caldo e o queijo é bem salgado, mas se você preferir, pode corrigir o sal. A manteiga também utilizei pouco, mas se as calorias não são problemas pode colocar mais.
8- O risoto deve ser servido em seguida, para que ele fique cremoso ao degustar.
9- Essa sequência pode ser utilizada para uma infinidade de outros sabores de risoto. Invente o seu!!!!

Enquanto fazia tudo isso ainda temperei os filés de frango com sal, pimenta e fiz grelhado na frigideira anti aderente, sem adição de azeite. Servi com uma saladinha bem básica de alface e tomate cereja.

Espero que gostem!!

Qual a cara do couscous?



Para quem nunca viu o couscous marroquino, coloco aqui a embalagem da marca que eu usei.
Utilizei a marca Zara, que possui também uma linha de outros tipos de pastas, macarrão etc.
É uma marca conceituada e eu recomendo!!

quarta-feira, março 02, 2011

Finger foods - Couscous marroquino

Iniciando as postagens aqui no blog, vou compartilhar com vocês uma receita de couscous marroquino.
Essa receita pode ser utilizada como acompanhamento de diversos pratos. Pode também ser uma entrada em recepções que sirvam finger foods. Finger foods, para quem não conhece, são aquelas comidinhas que podem ser degustadas sem a utilização de pratos como apoio. Enfim, comer com a mão, traduzindo literalmente.

Nessa versão ele foi servido como entrada em pequenos potinhos plásticos. Foi um sucesso.

O preparo é bem fácil:

1- Primeiro adquira o couscous. Nem sempre é fácil achar. Por aqui (Curitiba) paguei cerca de R$ 5,00 um pacote de 500 gramas. Rende bastante. Está escrito farinha de sêmola na embalagem.
2- Separe a quantidade desejada. Ele expande bastante, portanto, fique de olho na quantidade.
3- Ferva a mesma quantidade de água. Se você fará 250 gramas da sêmola, ferva 250 ml de água.
4- Neste ponto pode haver variação de instruções de acordo com a marca. Procure ler as instruções no seu caso. No meu caso, juntei a sêmola à água com meio caldo de galinha dissolvido e uma colher de azeite de oliva. A água é absorvida rapidamente. Tampe e deixe hidratar por dois minutos.
5- Leve ao fogo baixo com duas colheres de manteiga mexendo sempre com um garfo por uns dois minutos também. O garfo é importante para que os grãos fiquem bem soltinhos, ok?
6- A partir daí podem rolar as mais diversas opções. Eu fui de mix de castanhas (do pará, nozes, avelã, pistache e amêndoa) tostado e passado grosseiramente no processador, uvas passas brancas deixadas de molho no conhaque, cerejas ao marrasquino picadas (sem a calda) e hortelã picada grosseiramente. Agora o pulo do gato. Pimenta rosa... Foi o que deu todo o diferencial na receita.
7- Depois tempere com um pouco de sal (pouco, porque já foi caldo de galinha), pimenta moida na hora e um tequinho de canela em pó. Mas isso tudo é a gosto, ok?

O bom desse prato é que pode ser preparado antecipadamente. Pode deixar a base pronta e os outros ingredientes picados e juntar tudo na hora de servir.
Pode ser servido quente ou frio. Eu já comi a versão quente com legumes e beringela (que eu não gosto, mas nessa receita ficou incrível).

Espero que tenham gostado!!!

Começo!!!

Estou iniciando este blog para que no futuro todas as amigas do Grupo Comadres On-line possam expressar suas ideias e pensamentos livremente.
Somos um grupo de amigas que já se conhecem há bastante tempo. Algumas de nós se conhecem pessoalmente, outras ainda não. Mas a distância de um oceano não impede a nossa amizade, que já transpôs dificuldades maiores.
Dentro em breve teremos textos, dicas, receitas postados por todas as amigas!!!

Sejam bem vindos todos os que se interessarem pelo blog!!!